sábado, 11 de agosto de 2012

Pesquisa Científica comprova a ação anti-inflamatória da Massagem



 Em matéria divulgada pela revista Science Translational Médicine e publicada no Jornal da Tarde de 02/02/2012, afirma que foi comprovado cientificamente que a técnica da massagem beneficia o corpo, ajudando a reabilitar os músculos lesionados, comprovando a ação anti-inflamatória proporcionada pela massagem.
Em estudos anteriores sobre os efeitos da massagem, observavam-se apenas os efeitos práticos da massagem, como exemplo o relaxamento físico-muscular e o bem-estar; mas em nenhum outro estudo anterior houve a preocupação em se desvendar as complexas reações bioquímicas proporcionadas pela massagem.
O Dr Mark Tarnopolsky, principal autor deste estudo científico, realizado pelo Departamento de Pediatria e Medicina da Universidade McMaster, em Ontário no Canadá, realizou uma pesquisa científica com onze atletas que participaram voluntariamente deste estudo, onde em um primeiro momento pedalavam uma bicicleta ergométrica até a exaustão; depois os voluntários recebiam massagem em apenas uma das coxas; em seguida eram extraídas amostras de tecido muscular das duas coxas, que foram analisadas em laboratório e comparadas para se avaliar as diferenças.
Os cientistas descobriram que as células do músculo massageado produziam sinais químicos que diminuíam a inflação no local, funcionando com o mesmo efeito dos tradicionais medicamentos anti-inflamatórios. Conclui-se também que apresentavam um numero maior de mitocôndrias (pequenas estruturas que funcionam como usinas de energia nas células), sugerindo que a massagem favorece a sua multiplicação. A massagem também contribui na aceleração e reconstrução de tecidos músculo-esqueléticos afetados por doenças ou exercícios físicos. Este estudo fornece evidências científicas confiáveis de que terapias como a massagem, podem ser integradas com sucesso na prática terapêutica e médica.
Este estudo também derrubou a crença difundida de que a massagem diminuiria a dor, por ajudar a eliminar as substâncias como o ácido lático, que causam incômodo após o esforço físico. Apesar de não agir efetivamente sobre os metabólicos musculares (como o ácido lático), a massagem diminui a produção do fator inflamatório, aliviando o estresse celular da fibra muscular.
Os benefícios da massagem são úteis para um amplo grupo de indivíduos, incluindo-se os idosos, no tratamento de lesões musculares-esqueléticas e até em pacientes com histórico de doenças inflamatórias crônicas. Segundo o estudo, apenas 10 minutos de massagem diária são capazes de manifestar efeitos benéficos perceptíveis.