sexta-feira, 1 de abril de 2016

Reiki - A Cura pela Canalização da Energia Cósmica


                Reiki é uma ciência energética milenar originária da Índia e do Tibet, com incursões pela Grécia, Roma e Egito. Este método foi redescoberto pelo Monge Dr. Mikao Usui, em meados do século XIX. Reiki é uma técnica de canalização de energia, aplicada pela imposição das mãos e atua no sentido de harmonizar e proporcionar equilíbrio físico (atuando em doenças já instaladas no organismo), emocional (eliminando sentimentos desestabilizadores e elevando a auto estima), mental (ampliando a consciência e proporcionando clareza mental e relaxamento) e espiritual (desfazendo acoplamentos áuricos com energias desiquilibrantes e promovendo a religação com energias superiores).
                A palavra Reiki é de origem oriental e significa "Energia Vital Universal", composta pela união de Rei - essência energética cósmica universal que permeia todas as coisas - e Ki (ou Chi) - energia vital que nutre o corpo físico de todos os organismos vivos. Reiki é o encontro dessas duas energias que proporcionam a produção de um grande poder energético, com capacidade regenerativa de equilíbrio e harmonia.
                A técnica Reiki é considera uma terapia alternativa, complementar. Não está ligada a nenhum sistema religioso ou filosófico, não é necessário nenhuma restrição ou pré requisito para sua prática, é simplesmente uma canalização de energia inofensiva, sem efeitos colaterais ou contra indicações, sendo compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento. A energia canalizada pelo terapeuta reikiano é neutra, nem positiva nem negativa, nem Yin nem Yang; essa energia ao penetrar no corpo do paciente irá buscar o desequilíbrio energético e equilibrá-lo de acordo com as suas necessidades.
                Há vários sistemas Reiki, sendo os mais conhecidos o Usui, Tibetano, Osho e os avançados Kahuna, Rainbow, Tera Mae e Seichim (Sekhem). Onde o Kahuna é um sistema, que proporciona a harmonização e cura através da energia da Compaixão; o Rainbow (arco-íris) promove a conexão entre o mundo material e espiritual, proporcionando a cura e transformação espiritual; o Tera Mae atua unificando as energias de cura da terra, trabalhando com a energia dos quatro elementos água (Sophiel), terra (Reiki), ar (Angeliclight) e fogo (Sakara) e Seichim é um sistema que trabalha com a energia dos mestres ascensos, que atua unificando as três energias multidimensionais (Poder, Sabedoria e Amor), alcançando vibrações de frequência de harmonização, através do contato direto com o Eu Superior ou Essência, operando a cura a nível de alma e mônada.
                Os cinco princípios do Reiki são:
- Apenas hoje não me preocuparei.
- Apenas hoje não me aborrecerei.
- Apenas hoje farei o meu trabalho honestamente.
- Apenas hoje honrarei aos anciões (pais, idosos, mestres).
- Apenas hoje demonstrarei gratidão e serei gentil para com todas as formas de vida.
                Para se tornar um terapeuta reikiano se faz necessário um processo de sintonização feito por um Mestre habilitado, que promoverá uma abertura e ativação os chakras superiores, aumentando sua vibração e frequência a níveis mais elevados, convertendo a pessoa em um canal da energia Reiki. Após a sintonização dará início ao processo de purificação ou cartarse (expurgo das impurezas e toxinas) por 21 dias, sendo 3 dias (para atuar no físico, mental e emocional) para cada um dos sete chakras. Essas toxinas serão eliminadas pelos poros, urina, fezes, sonhos e pensamentos. Após a remoção dessas impurezas o corpo do reikiano funcionará com mais harmonia e sutileza, para que se torne receptivo a grande quantidade de energia que irá receber. Ao se tornar um canal transmissor de energia Reiki, o reikiano não sofre com desgastes energéticos, porque a energia transmitida não é advinda dele, mas sim passa por através dele, ele é apenas um canal.
                Os símbolos resumem, sinteticamente, muitas informações contidas em uma só figura e são utilizados no Reiki, como instrumentos que permitem potencializar a cura e efetuá-la em níveis extra-físicos, eliminando as barreiras de espaço tempo que limitam nossas ações, dissolvendo padrões físicos, emocionais e mentais negativos, criados por nós mesmos de maneira consciente ou inconsciente.
                Em sua origem o homem era capaz de se auto curar e de curar os outros, pois possuía estes canais de energias intactos, que possibilitavam a canalização de energias sutis em perfeitas condições. Com o passar do tempo devido ao processo de individualização e desenvolvimento de sentimentos densos, como orgulho, egoísmo e ganância, acabamos por enfraquecer esses canais de ligação. Deixando de usá-los, gerando bloqueios nos chakras superiores, passamos a receber apenas a quantidade de energia suficiente para manter precariamente o nosso corpo físico. Através do Reiki torna-se possível, que seja restabelecida essa conexão, o "Religare", permitindo que sejamos nutridos com a energia necessária para que: fisicamente nossas células tenham uma vida integral útil; emocionalmente reabilitemos nossos padrões de comportamento; mentalmente amplifiquemos nosso pensamento consciente e espiritualmente desenvolvermos a compreensão e o amor incondicional. Promovendo a integralidade do ser, nos tornando Uno com o Todo. 
                O Mestre Mikao Usui após longos anos de experiência, chegou a seguinte conclusão: "Minha responsabilidade não era a de curar a humanidade, mas sim, a de ajudar a que cada um tomasse a consciência e a responsabilidade pela sua própria cura".
Autor: Rosana Aparecida Aranha. 
Data:21/10/2002. 
Fontes bibliográficas consultadas: Apostilas: Reiki - Nível I, II e III - Usui Shiki Ruoho da Sociedade de Reiki Mikao Usui. Reiki - Níveis I, II e III da Fundação Harmonia de Artes e Conhecimentos Transcendentais. Revista: "A - Luz" - ano 2, n° 2, do Instituto de Pesquisas Metafísica. Ana Marie. Sexto Sentido n° 6 e 9, ed. Mythos. Site: Jornal Portal Holístico e Portal Cósmico.