Yogaterapia Ayurvédica




O Método Ióguico através de determinadas práticas, promove a energização em nível interno, desobstruindo os Chakras (Vórtices de Energia) e os Nadis (Canais de Energia), favorecendo o restabelecimento do organismo e facilitando a cura. A Terapia Ayurvédica orienta o paciente no uso das ervas mais apropriadas, dieta, rotina e hábitos de vida, meditação, etc; mediante diagnóstico adequado ao seu Dosha (humor biológico), que lhe permeia e determina a sua caraterística física, mental e emocional. Do ponto de vista do Ayurveda, cada indivíduo é único e traz em si um potencial de autocura. Esta Terapia leva em conta o respeito a esta individualidade, que gera necessidades particulares para cada ser. Possuindo também o Yoga instrumentos para trabalhar no autoconhecimento e na eliminação das disfunções do praticante, provocadas pelo desequilíbrio dos Doshas, fica clara a adequação de se integrar as duas abordagens na obtenção do equilíbrio físico e mental. O resultado são práticas muito mais eficientes no caminho do bem-estar e da cura.




Princípios de Patanjali - Ashtanga Yoga



1- Yama - Disciplina
2- Niyama - Auto – disciplina
3- Asanas – Posturas Físicas
4- Pranayama - Respiração
5- Pratyahara – Retração dos Sentidos
6- Dharana – Concentração
7- Dhyana – Meditação
8- Samadhi – Hiperconsciência

1- Yama - Disciplina 



1- Ahimsa - Não violência
2- Satva - Verdade
3- Asteya - Não roubar - desapego material
4- Brahmacharya - Celibato - domínio dos instintos sexuais
5- Aparigraha - Não cobiçar - desapego emocional


2- Niyama - Auto – disciplina


1- Saucha - Pureza
2- Samtocha - Contentamento
3- Tapas - Austeridade
4- Svadhyaya - Auto conhecimento
5- Ishvara Pranidhana - Entrega ao Senhor pela renúncia ao fruto das ações 

3- Asanas - Posturas Físicas



4- Pranayama - Respiração

Prana = Energia. Yama =Domínio.
Pranayama é o controle da energia vital através da respiração.
O Prana é responsável por alimentar as células do nosso corpo tornando possível cada pensamento, sentimento e ação.
A respiração acelera e oxigena o sangue e energiza os sistemas. Através da respiração podemos alterar estados emocionais, tensão física e a fadiga, diminuir ou aumentar o número de batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial, elevar ou baixar a temperatura corporal, estimular a digestão e equilibra os hormônios.
Ao inalarmos e exalarmos o ar, o Prana percorre toda a nossa coluna, enviando energia para todo nosso corpo, produzindo o elixir da vida.
A respiração equilibrada com contagem equilibra os lados direito e esquerdo do corpo, cérebro e sistema nervoso. O fluxo estável do oxigênio na espiração e inspiração elimina obstruções, fixações, bloqueios na mente, nos sentimentos e no próprio corpo físico. A respiração equilibrada promove o relaxamento e nos torna mais receptivos às percepções mais refinadas.
A prática dos Ássanas do Yoga integrado ao Pranayama constitui uma ponte entre o corpo físico e o espiritual. Conhecida desde a antiguidade não apenas pelos Yogues na Índia, o Pranayama era praticado também pelos Druídas, Egípcios, Sufis,no Tao, Shinto (Shugindo – Respiração do Renascimento).

Tipos de Respiração


Autônomo: é um processo respiratório contínuo e sem interrupção, que acontece na maioria do tempo e até quando estamos dormindo.
Voluntário: quando a nossa vontade consciente interfere na respiração, mudando o ritmo, a amplitude e a duração. Este processo é conhecido como Pranayama e é comumente usado na Yogaterapia quando queremos interferir em nosso corpo, alterando os comandos do sistema neuro-vegetativo.
Pranayama: a diferença entre um exercício de respiração e um Pranayama é que no Pranayama é mentalizado a circulação da energia pelo corpo. Esta prática ajuda a limpar os canais energéticos. Enquanto a respiração (prana) permanecer irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogue conquistará a estabilidade. Com a prática é possível perceber a relação entre a respiração e os estados mentais, aprendendo a tranquilizar a respiração e harmonizar a mente. 

Respiração Alta ou Subclavicular: apressada e irregular acompanhada de batimento descompassado do coração. Esta respiração enche apenas a parte alta dos pulmões. Acontece quando estamos nervosos, com medo ou assustados. É impossível respirar completamente quando estamos zangados ou tristes.
Respiração Média: é como empregamos a respiração autônoma normalmente no nosso dia-a-dia. Nesta respiração o ar preenche até a parte média dos pulmões.
Respiração Baixa ou Abdominal: esta é a respiração normal dos Bebes, a empregamos geralmente quando estamos dormindo e tem efeito calmante. Nesta respiração movimentamos o diafragma enchendo os pulmões até a sua base. Ao inspirar inflamos o ventre e ao expirar o ventre se afunda ligeiramente.
Respiração Completa: abrange os três estados anteriores (alta, média e baixa) em sequencia, começando inspirando pela baixa, passando para a média e depois para a alta, ininterruptamente. Ao expirar comece recolhendo o abdômen, esvaziando a parte média e depois a alta dos pulmões. Esta respiração é útil para baixar os níveis de colesterol (15 min/dia) e para emagrecer (30 min/dia). 

O efeito da respiração nas Ondas Cerebrais 



Delta: 0 cps à 4 cps
O estado Delta é o nível de inconsciência, sono profundo.
Theta: 4 cps à 7 cps – 6 respirações/minuto.
É o estado de fronteira entre o consciente e o inconsciente. Estado do sono, transe meditativo. Neste estado as percepções do mundo físico ficam adormecidas e as percepções interiores se tornam mais vivas. O ser humano neste estado cria condições favoráveis para o surgimento de experiências psíquicas, regressão, projeção da consciência, viagens no tempo-espaço e interdimensional, é possível visualizar a aura. Este é o estado natural das plantas.
Alpha: 7 cps à 10 cps – 10 respirações/minuto.
Entrada no estado de consciência interior, transe leve com parcial afastamento do mundo sensório, relaxamento profundo, dimensão da estabilidade consciente. Favorável para os fenômenos de telepatia e clarividência. Neste estado acontece o domínio das tensões orgânicas e psíquicas. Os computadores e TV criam naturalmente este estado Alpha, tornando favorável para a abertura à programação subliminar e ao controle hipnótico. É o estado de devaneio, favorável as habilidades psíquicas, visão colorida nos sonhos, sensação de leveza e formigamento no corpo. Este estado é natural nos animais, que possuem um elevado senso de percepção, possibilitando-os enxergar além do espectro de cores e ouvir sons imperceptíveis ao ouvido humano.
Beta: 14 cps à 28 cps – 18 respirações/minuto.
Estado de Vigília, total consciência do mundo exterior, faixa vibratória onde atuamos com os 5 sentidos despertos, recolhendo e transmitindo as informações. Consciência tridimensional média.
Gama: acima de 28 cps
Estado de perda de controle da consciência. Frequências vibratórias muito intensas, as reservas energéticas neuronais desaparecem. Perda completa da capacidade de raciocinar, pensar de forma lúcida e coerente. Descontrole psíquico total.
*CPS = Ciclos por segundo.

Exercícios de Pranayama


Pranayama 4 tempos:


1-    Inspirar
2-    Reter o ar nos pulmões
3-    Expirar
4-    Reter os pulmões vazios 

Respiração Sulfi pelos 4 elementos


Terra – Inspirar e Expirar pelo nariz.
Água – Inspirar pelo nariz e Expirar pela boca.
Ar – Inspirar e Expirar pela boca.
Fogo – Inspirar pela boca e Expirar pelo nariz.


5- Pratyahara – Retração dos Sentidos


Controle da energia.
Controle dos sentidos.
Controle da ação.
Controle da mente.

6- Dharana – Concentração



7- Dhyana – Meditação



8- Samadhi – Hiperconsciência