Cursos de Massagens Corporais



Abhyanga Shankha - Terapia de Massagem com Conchas


A massagem com conchas realizada através de manobras drenantes, ritmadas pelo som de ondas do mar, sugere um profundo mergulho na atmosfera oceânica, que proporciona tranqüilidade, relaxamento e descontração; além de promover o rejuvenescimento, clareamento e revitalização integral da pele. 
Fundamentos: Massagem Facial com conchas (Cipréias) e 
Massagem Corporal com conchas (Zidonas), utilizando-se produtos com princípios ativos marinhos.
Objetivos: A massagem com conchas realizada através de manobras drenantes, ritmadas pelo som de ondas do mar, proporciona tranquilidade, relaxamento e descontração além de promover o rejuvenescimento, clareamento e revitalização integral da pele.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Massagem Facial com Conchas - passo-a-passo.
Massagem Corporal com Conchas - passo-a-passo.
Carga Horária: 8 h/a.



Massagem Anti-Stress




Massagem relaxante que através de manobras estimulantes e sedativas, proporciona excelentes benefícios no resultado terapêutico, relaxando e harmonizando todo o organismo.
Fundamentos: Massagem relaxante que através de manobras de afloramentos estimulantes e relaxamento, proporciona excelentes benefícios e resultados terapêuticos. O toque aumenta a hemoglobina, favorecendo a oxigenação do organismo, estimulando os nervos sensoriais proporcionando relaxamento e harmonização do organismo físico, mental e energético.
Objetivos: Quando ocorre o desequilíbrio entre o ritmo natural da cabeça com o do metabolismo, o organismo me altera, manifestando as doenças. A Massagem Anti-Stress promove benefícios muito além dos fisiológicos, reequilibrando a saúde geral, proporcionando o relaxamento do sistema muscular e nervoso.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Massagem Anti-Strees - passo-a-passo.
Carga Horária: 8 h/a.




Massagem Ayurvédica




Tradicional Massagem Indiana somada a técnicas de Yoga: alongamentos, relaxamentos e respirações. Aplicada com o uso de óleos específicos para cada necessidade. Atuam na purificação e regeneração da natureza orgânica, equilibrando o metabolismo, regularizando o sistema nervoso, digestivo, respiratório e sanguíneo. Harmonizando todo o organismo físico, psíquico, emocional e energético. 
Fundamentos: Tradicional Massagem Indiana somada a técnicas de Yoga: alongamentos, relaxamentos e respirações. Aplicada com o uso de óleos específicos para cada necessidade. Atua na purificação e regeneração da natureza orgânica, equilibrando o metabolismo, regularizando o sistema nervoso, digestivo, respiratório e sanguíneo. 
Variações das Massagens na Terapia Ayurvédica: Abhyanga - Mãos Amorosas – Massagem relaxante; Udwartana - Massagem com Ervas e Óleos; Snehana - Massagem Lubrificante com oleosidade intensa; Mardana - Estimulação e Sedação dos Pontos Marmas; Garshana - Massagem Esfoliante; Kalari - Massagem com os pés e as mãos.
Objetivos: Harmoniza todo o organismo físico, psíquico, emocional e energético. Promove a desintoxicação dos tecidos, drenagem do sistema linfático, restaurando o equilíbrio, a saúde e a nutrição do organismo. Indicada para o tratamento de problemas circulatórios, edemas, equilíbrio do peso, ansiedade e stress, depressão, insônia, síndrome do pânico, dores de cabeça.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Massagem Ayurvédica – passo-a-passo.
Carga Horária: 32 h/a.

Ayurvédica Mardana - Massagem de Estimulalação e Sedação dos Pontos Marmas



Mardana significa: aplicação de pressão, também chamada de acupressão dos pontos de energia, Marmas, onde a energia corporal esteja concentradas ou estagnada. Restaurando a energia vital, promovendo a tonificação e o rejuvenescimento do organismo.
Aplicação de estimulação ou Sedação dos Marmas (pontos de energia), onde a energia corporal esteja concentrada ou estagnada. Restaurando a energia vital, promovendo a tonificação e o rejuvenescimento do organismo. Liberação da dor ou tensão nos pontos que se encontram com concentração ou estagnação energética. Estimulação das forças energéticas correlacionadas aos órgãos em disfunção no organismo; sedação das forças que se encontrem hiper-estimuladas. Proporciona a harmonização e equilíbrio dos estados mentais alterados. Estimula o sistema imunológico. Ativa a circulação sanguínea. Indicações: Tratamento dos Pontos Marmas; má circulação sanguínea, dores de cabeça, problemas digestivos, insônia.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Massagem Mardana - passo-a-passo.
Carga Horária: 8 h/a.


Bambuterapia - Terapia de Massagem com Bambus




Fundamentos: Técnica Oriental de Massagem realizada com Bambus aplicada a distúrbios estéticos faciais e corporais; associada a cosméticos com princípios ativos a base de Bambu.
Objetivos: A técnica de Bambuterapia associada a cosméticos com princípios ativos a base de bambu, possuem propriedades modeladoras, energéticas, drenantes, relaxantes e equilibrantes. Promovendo o reequilíbrio físico e energético do ser.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.  Bambuterapia Facial: Massagem Facial com Bambu.
Indicações Faciais: Acne, Rejuvenescimento, Foto-envelhecimento.
Bambuterapia Corporal: Massagem Corporal com Bambu.
Indicações Corporais: Gordura localizada, Flacidez muscular, Modelagem Corporal.
Carga Horária: 16 h/a.
















Massagem Aromaterápica e Lipomodeladora Brasileira


A Massagem Brasileira é um recurso terapêutico manual com herança de técnicas provenientes da Massagem Indígena, Massagem Xamânica, Massagem Clássica, Massagem Ayurvédica, Massagem Modeladora e Drenagem Linfática. 
Promove o revigoramento da circulação, estímulo dos órgãos de purificação, redução de tecidos, melhora a oxigenação, nutrição tecidual, a vasodilatação, renovação muscular, libera as aderências e a permeabilidade cutânea.



Massagem Brasileira Aromaterápica: Indicada para a redução do stress, relaxamento e revitalização.
Massagem Brasileira Lipomodeladora: Indicada para o tratamento de Celulite e Gordura Localizada.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Massagem Brasileira Lipomodeladora – passo-a-passo.
Massagem Brasileira Aromaterápica – passo-a-passo.
Carga Horária: 16 h/a.


Candle Massage – Massagem com Velas Aromoterápicas



Técnica de Massagem Americana empregada com o uso de velas de parafina cosmética, aplicada aquecida a temperatura de aproximadamente 38ºC, tornando prazerosa sua aplicação na época do frio. A parafina cosmética é composta com princípios ativos e Óleos Essenciais, com propriedades hidratantes, nutrientes, relaxantes e energizantes.
Benefícios da Massagem com Velas – Candle Massage
• Hidratação Profunda
• Relaxamento Físico, Mental e Emocional
• Reequilíbrio Energético
• Atenuação da Ansiedade e Insônia
• Aumento da Sensibilidade e da Percepção Sinestésica
• Alegria e Bem-Estar
Indicada para Massagem Corporal Relaxante acalma a dor nos processos inflamatórios; combate dores de cabeça de origem tensional e dores nas costas; alivia tensões do stress, estimula a circulação sanguínea, alivia cansaço nas pernas e pés, atenua os sintomas de artrite e tendinite, reduz a fadiga e atenua fibromialgia.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Massagem com Velas - passo-a-passo.
Carga Horária: 8 h/a.



Crystalcrome - Terapia de Massagem com Cristais



Massagem Corporal realizada com Cristais, trabalha por manobras suavemente deslizantes ao longo das fibras musculares, atua sobre o sistema nervoso sensitivo, promovendo uma pequena vasodilatação e, consequentemente, um melhor aporte dos nutrientes, auxiliando no relaxamento e oxigenação dos tecidos; harmonizando as energias e equilibrando o fluxo dos Chakras. É revitalizante, redutora e firmadora, com ação relaxante, calmante e anti-stress.
Cristal Crome Corporal com ação relaxante, tem efeito calmante e anti-stress; promovendo harmonização das energias através do emprego dos cristais para equilíbrio dos chakras. 
Mardana - Método de Acupressão dos Marmas com Pedras Quentes e Cristais.
Aula Teórica: Histórico dos Cristais; Histórico das Terapias com Pedras Quentes e com Cristais; Princípios das técnicas da Cromo Stone; Indicações e contra-indicações; Estudo dos Cristais empregados na massagem: Formas e Tipos de Cristais; Utilização dos Cristais segundo sua cor; Cuidados com os Cristais; Estudo dos Marmas (pontos de vitalidade) trabalhados na massagem.
Aulas Práticas: Curso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Cristal Crome Facial - passo-a-passo - 2 técnicas. 
Cristal Crome Corporal - passo-a-passo - 2 técnicas. 
Mardana com Cristais.
Carga Horária: 32 h/a.



Diwali - Massagem Bioenergética Relaxante



Massagem relaxante, anti-stress, que visa restaurar o organismo físico-biológico e energético. Trabalhada ao longo dos Nadis (canais energéticos), estimulando os Marmas (pontos de vitalidade), promovendo o desbloqueio de energias e toxinas estagnadas; proporcionando o reequilíbrio bioenergético de todo o organismo.
Fundamentos: A Bioenergia, também conhecida como Energia Vital, origina-se do intercâmbio harmônico de fontes de Energia: Genética, Intersexual, Respiratória, Alimentícia e Cósmica. Os distúrbios de saúde se originam na distribuição irregular dessas fontes de energia pelo corpo físico e extra-físico; somados ao desequilíbrio energético causado por fatores emocionais, stress, condições ambientais inadequadas e falta de integração com o meio.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Massagem Diwali - passo-a-passo.
Carga Horária: 16 h/a.





Stonehenge - Terapia de Massagem com Pedras Quentes e Cristais



Massagem Corporal realizada com pedras quentes (Seixos Rolados de rio e Cristais de Quartzo) e pedras frias (Cristais), trabalha por manobras suavemente deslizantes ao longo das fibras musculares, atua sobre o sistema nervoso sensitivo, promovendo uma pequena vasodilatação e, consequentemente, um melhor aporte dos nutrientes, auxiliando no relaxamento e oxigenação dos tecidos; harmonizando as energias e equilibrando o fluxo dos Chakras. É revitalizante, redutora e firmadora, com ação relaxante, calmante e anti-stress.
Fundamentos: Terapia de Massagem realizada com Pedras Quentes (Seixos rolados de rio e outras) e Pedras Frias (Cristais).
Objetivos: Stonehenge e Cristal Crome Facial com propriedades revitalizantes e firmadora, é indicada para o tratamento de peles desvitalizadas com tendência a flacidez, rugas e linhas de expressão; Stonehenge e Cristal Crome Facial com ação relaxante, calmante e anti-stress, é indicada para peles sensíveis e congestionadas. Stonehenge e Cristal Crome Corporal com propriedades drenantes, redutora e revitalizante é indicada para retenção hídrica (com ação oxigenante e drenante), celulite, flacidez, gordura localizada e modelagem corporal. Stonehenge e Cristal Crome Corporal com ação relaxante, tem efeito calmante e anti-stress; promovendo harmonização das energias através do emprego dos cristais para equilíbrio dos chakras. Mardana - Método de Acupressão dos Marmas com Pedras Quentes e Cristais.
Aula Teórica: Histórico dos Cristais; Histórico das Terapias com Pedras Quentes e com Cristais; Princípios das técnicas da Stonehoterapia e Cromo Stone; Indicações e contra-indicações; Estudo dos Cristais empregados na massagem: Formas e Tipos de Cristais; Utilização dos Cristais segundo sua cor; Cuidados com os Cristais; Estudo dos Marmas (pontos de vitalidade) trabalhados na massagem.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Conhecimento e cuidados com os Cristais, 
Stonehenge Facial e Cristal Crome Facial – 2 técnicas. 

Stonehenge Corporal e Cristal Crome Corporal – 2 técnicas. Mardana com Cristais.
Carga Horária: 32 h/a.




Terapêutica Estética para Gestantes




Fundamentos: O período de gestação é uma fase de grandes modificações físicas e psicológicas para as mulheres. Na área da estética encontram-se diversos recursos, para ajudar a mulher a viver esta fase com maior harmonia saúde e beleza.

Objetivos: Um programa elaborado a base de massagens e terapias revitalizantes e yoga, com bases em conhecimentos e fundamentos científicos, visa estabelecer cuidados especiais com o corpo, pele, mente e emoções, proporcionando a gestante uma melhor qualidade de vida neste período.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.

Drenagem Linfática para Gestantes; 
Tratamento Facial para gestantes; 
Yoga para gestantes e Massagem  Shantala para o Bebê.
Carga Horária: 8 h/a.


Drenagem Linfática Modeladora Corporal e Drenagem Linfática Pré e Pós Operatória




Massagem relaxante e revitalizante que atua no sistema linfático, sanguíneo, ativando o metabolismo e os sistemas muscular e nervoso vegetativo. A Drenagem Linfática Corporal relaxa, purifica, reduz medidas e modela o corpo; possui ação oxigenante e drenante. A Drenagem Linfática Pré e Pós Operatória é indicada para a preparação e recuperação de procedimentos cirúrgicos estéticos, mediante indicação médica.
A Drenagem Linfática Modeladora Corporal é uma massagem relaxante e revitalizante que atua no sistema linfático, eliminando as toxinas e retenção de líquidos; diminuindo o inchaço, a celulite e a gordura localizada. Relaxa, purifica, reduz medidas e modela o corpo; ação oxigenante e drenante. Indicada no tratamento da retenção hídrica, celulite, flacidez, gordura localizada e modelagem corporal.  
Drenagem Linfática Facial é uma massagem relaxante e revitalizante, de ação calmante, purificante e anti-stress. Indicada para o relaxamento da musculatura facial, para o tratamento de peles acnéicas, sensíveis ou congestionadas. 
Drenagem Linfática Pré e Pós Operatória age no organismo para limpar, ativar, regular e nutrir os tecidos, renova o líquido intersticial reforçando a capacidade de auto-defesa e auto-purificação do organismo. Indicada para a preparação e recuperação de procedimentos cirúrgicos estéticos, mediante indicação médica.
Aulas PráticasCurso Apostilado com Certificado.
Apresentação com recursos áudio-visuais e material expositivo.
Drenagem Linfática Modeladora - passo-a-passo. Drenagem Linfática Facial – passo-a-passo. Drenagem Linfática Pré e Pós Operatória Corporal – passo-a-passo.
Carga Horária: 32 h/a.


Qual a diferença entre os varios tipos de Drenagem Linfática?



Na verdade usa-se indevidamente o termo “Drenagem Linfática” para outros tipos de massagem com propósitos semelhantes. Dentro destas modalidades existem a Drenagem Linfática Manual, a Drenagem Linfática aplicada no Pré e Pós Operatório, a Drenagem Linfática para Gestantes, a Massagem Drenante, a Massagem Lipodrenomodeladora e a Massagem Modeladora. Todos estes tipos são conhecidas por Drenagem Linfática, mesmo não sendo, simplesmente por ser uma denominação conhecida do público.


A Drenagem Linfática Manual, a Drenagem Linfática Pré e Pós Operatório, a Drenagem Linfática para Gestantes, são massagens com manobras suaves de rastreamento, alisamento e bombeamento ao longo dos ductos e gânglios linfáticos, que favorece a absorção de líquidos retidos no nível do tecido conjuntivo, eliminando detritos resultantes do metabolismo celular.


A Drenagem Linfática Manual é realizada com movimentos precisos e monótonos com pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando o ritmo dos mesmos. Nosso corpo é percorrido por vasos linfáticos que tem a função de filtrar as impurezas do sangue, quando a circulação linfática diminui ou se interrompe, o acúmulo de material da linfa, fica estagnado em algumas zonas do corpo, causando inchaços dolorosos e afecções como espinhas, celulite e os edemas. Esta Massagem atua como descongestionante e analgésica, desintoxicando e contribuindo para eliminação de líquidos e ativando o sistema imunológico. Alivia hematomas, inchaços e retenção de líquidos, auxilia no tratamento da celulite, redução de medidas e gordura localizada.


A Drenagem Linfática no Pré e Pós Operatório atua nos processos pré e pós-cirúrgicos de implantes mamários, mastopexia, todos os tipos de lipoaspiração, dermolipctomia, miniplástica e outros processos cirúrgicos em que seja indicado a drenagem pelo médico. Com ação sedativa, antálgica e relaxante da pele, visa a redução do edema pós-traumático, estimula a cicatrização, a recuperação da vitalidade dos tecidos e acelera a regeneração.


A Drenagem Linfática para Gestantes, caso não aja nenhuma contraindicação médica, poderá ser realizada a partir do segundo trimestre de gestação, mediante prescrição médica. A Drenagem Linfática para Gestantes visa: prevenir o surgimento de estrias, cloasmas (manchas), edemas (inchaço por acumulo de líquidos), combate ao cansaço das pernas, melhora a circulação vascular e o tônus tissular (previne contra flacidez), possui efeito relaxante físico e mental, fortalece o sistema imunológico, gera motivação e autoconfiança durante o período gestacional.


A Massagem Drenante é uma massagem com manobras deslizantes e drenantes, que auxilia a diminuição do inchaço e a retenção de líquidos, sem necessariamente trabalhar os gânglios linfáticos. Além de desintoxicar contribuir para eliminação de líquidos, alivia hematomas e inchaços e auxilia no tratamento da celulite.


A Massagem Lipodrenomodeladora é uma massagem com manobras mais firmes alternadas com movimentos suavemente drenantes. O propósito desta massagem é proporcionar a redução de medidas e flacidez muscular, a atenuação de celulite e gordura localizada, que provocam a estagnação da linfa nas células de gordura, cujo acumulo ocorre nas regiões corporais onde há pouco movimento local.


A Massagem Modeladora é uma massagem com manobras firmes e vigorosas. Com o propósito de ativar a circulação sanguínea e acelerar o metabólismo, promovendo a melhora da flacidez muscular, a perda de medidas e redução da gordura localizada. A massagem modeladora age desfazendo a inflamação do tecido adiposo que se transforma em gordura localizada.


Associado a estas massagens também são utilizados recursos tecnológicos e Estéticos, como o Ultrasom e outros Equipamentos de Eletroterapia Estética, Termoterapia, Bambuterapia, Pedras Quentes, Produtos com Principios Ativos Drenantes, Descongestionantes, Redutores de Medidas e Hidratantes, com o intuito de dinamizar e otimizar os resultados no tratamento estético.


Mediante uma avaliação física e terapêutica de cada caso especificamente, traça-se uma conduta estética para o tratamento com a massagem corporal mais adequada a necessidade da cliente, respeitando-se as indicações, contra-indicações e prescrições médicas para cada caso.

Agende uma avaliação gratuita para saber qual o tratamento mais adequado para você!


Rosana Aranha – Esteticista Facial e Corporal, Terapeuta Floral e Holística
Cel / watzap: 011 95290 8717
e-mail: rosanaranha@yahoo.com.br
Blog Esteticista Rosana Aranha: http://rosanaaranha.blogspot.com/