Que tal trocar o seu sanduíche da tarde por uma porção de frutas secas e castanhas ? Elas concentram os nutrientes e, quando consumidas com moderação, são saudáveis para qualquer dieta! Por terem maior durabilidade e serem fáceis de levar, as frutas secas são ótimas para o consumo no lanche.
Embora contenham gorduras, elas carregam apenas as do tipo insaturado, que não fazem mal ao coração, pelo contrário. Recentemente, o FDA, órgão que controla medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, divulgou que consumir 2 colheres de sopa dessas frutas diariamente reduz o risco de doenças cardíacas. Elas também são ricas em vitamina E, cálcio e fibras. Mas, por causa do alto teor calórico, devem entrar na dieta com muita moderação. Pessoas com diabetes devem tomar mais cuidado com as uvas passas por terem alto índice glicêmico. Elas podem enriquecer saladas, massas ou cereais matinais ou até mesmo substituir lanches da manhã ou da tarde.
Ameixa seca
Ameixa é recomendada para pessoas com doenças circulatórias, problemas renais, do fígado e em casos de reumatismos e artrite. Altamente madura possui um valor elevado de antioxidantes que são fontes de vitamina A(que tem influência na qualidade da visão), B12 (que atuam de ações do sistema nervoso a queda de cabelo), vitamina C (diretamente relacionada à imunidade), potássio e fibras. A quantidade de fibra é superior àquela encontrada em qualquer outro fruto, hortaliça ou legume, por isso é muito indicada contra a prisão de ventre. É essencial ao crescimento e fortalecimento dos cabelos, evitando assim a queda.
Amêndoa
Amêndoa possuem muitos nutrientes, como fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Fornece benefícios completos para saúde para o sistema cardiovascular e desempenha papel importante no seu reforço. As amêndoas são portadoras de altos níveis de ácidos gordos insaturados, que compreendem 93% do total de gordura que trazem. O mais importante é o ácido oleico. O seu consumo frequente ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol "ruim" ou LDL, que por sua vez aumenta o colesterol "bom" ou HDL. Sendo um alimento de origem vegetal não contém colesterol.
Amendoim
Amendoim ajuda a perder peso, afasta o risco de doenças cardiovasculares e pode até incendiar a libido. Embora bastante calórico, o amendoim é um aliado da boa forma e promove a sensação de barriga cheia. Ele precisa ser muito mastigado, o que ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais para aparecer. Além disso, é fonte de fibras, que demoram mais tempo para ser digeridas, prolongando esse efeito. O amendoim também é um protetor do coração, porque contém nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol LDL, a faceta ruim da molécula, e manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares.
Castanha de Cajú
Castanha de Cajú em sua composição possui uma grande variedade de nutrientes como: proteínas, gorduras, selênio, magnésio, cálcio, ferro, potássio, zinco e fósforo, carboidratos, ácido linoleico, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B5 entre outras. Seu consumo traz vários benefícios como: protetor do sistema cardiovascular e controle dos níveis de colesterol, potencializa a absorção do cálcio, aumenta a pré-disposição, auxilia no controle e redução dos níveis de glicose no sangue, excelente ativador cerebral, melhora a memória, concentração, pois contêm de ferro, duas vezes mais que um bife, cujo o mineral, ajuda na oxigenação celular, além de ser ótimo no combate a anemia, pode contribuir na prevenção do mal de Alzheimer. Suas propriedades antioxidantes, combate ao envelhecimento celular, por serem ricas em gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, potencializa o bom funcionamento do sistema imunológico, pois é rica em zinco entre outros. Sintomas da Depressão e mau humor podem ser diminuídos com o consumo de castanha de caju, pois são ricas num aminoácido chamado L-triptofano.
Deve ser consumida com moderação, é um alimento proteico e rico em gorduras o que o torna muito calórico como a maioria das castanhas e amêndoas, recomenda-se o consumo diário de 3 a 5 unidades por dia para se conseguir os efeitos benéficos da castanha, mas para um melhor balanceamento de uma dieta e avaliação de suas necessidades, é necessário uma opinião de uma médico ou nutricionista.
Castanha do Pará
Castanha do Pará, também conhecida como Castanha do Brasil, contém em torno de 17% de proteínas, cinco vezes mais que o conteúdo protéico de leite bovino in natura. É o alimento mais rico em selênio (elemento químico que ajuda a neutralizar os radicais livres), estimulante do sistema imunológico. Para se chegar a quantidade de selênio encontrada em uma castanha do pará (5gms) precisaria se beber 100 copos de leite.
Damasco seco
Damasco é super nutritivo e rico em fibras que ajudam o funcionamento intestinal. Rico em betacaroteno, favorece aos olhos e pele, também é rico em potássio , mineral capaz de regular a pressão arterial e evitar o AVC (acidente vascular cerebral), contém ácido fólico que previne a malformação fetal, ferro e vitaminas A, B, C e E. Atua sobre o sistema nervoso constituindo-se numa fruta ideal para aqueles que sofrem com o estresse.
Figo seco
Macadâmia
A Macadâmia é recomendada para a obtenção de benefícios à saúde, reduz os níveis de colesterol e gordura no sangue, retarda a aparição de doenças degenerativas, reduz a pressão arterial em hipertensos e reduz o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares.
Nozes
Noz Pecan
Pistache
Pistache reduz a tacha de colesterol sanguíneo, ajudando a diminuir os riscos cardiovasculares, além de auxiliar as necessidades antioxidantes do organismo. Oferece magnésio, vitamina E e B6 que auxiliam na formação de neurotransmissores como a serotonina, trazendo uma sensação de bem-estar. Oferece um aporte de cálcio que auxilia na formação dos ossos, também contem fósforo que ajuda no combate da fadiga muscular.
Tâmara
Uva Passa
A uva passa contém flavonoides (catequina, epicatequina, procianidinas e antocianinas), ácidos fenóicos e resveratrol), que demonstraram possuir atividades funcionais. Ajuda na inibição dos danos oxidativos nos tecidos, reduzindo a oxidação lipídica e inibindo a produção de radicais livres, preventivo contra algumas enfermidades: doenças cardiovasculares, cancerígenas e neurológicas.
Fontes: www.brasilfrutt.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário