quarta-feira, 8 de abril de 2015

Chá de Icária


A longevidade dos moradores da ilha de Icaria, na Grécia, está relacionada com hábitos saudáveis, como boa alimentação, exercícios físicos e a prática da sesta depois do almoço. As ervas também são usadas pelo povo de Icaria, com destaque para o chá de Icária composto por alecrim, hortelã e a sálvia, o consumo de chás em Icaria é um dos grandes responsáveis pela saúde e longevidade dos moradores da ilha.

Chá de Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O alecrim é antisséptico, cardiotônico e aromático, contém substâncias canforadas que acalmam os nervos, estimulam a vesícula biliar e aliviam dores musculares. Atua na circulação sanguínea, combate os radicais livres e a ansiedade, age no sistema nervoso central. Combate à rouquidão e dores crônicas no aparelho digestivo.
Pouco usado no resto da Grécia, mas está entre as ervas comuns em Icária. O chá é um pouco picante, mas tem benefícios comprovados. Ele combate o envelhecimento precoce e melhora o funcionamento da memória.

Chá de Hortelã (Mentha piperita)

O chá de hortelã além de funcionar como um antisséptico natural, ele também é bastante indicado para problemas gastrointestinais. Seus Óleos Essenciais estimulam a secreção da bile, facilitando a digestão da gordura. O uso diário do chá de hortelã pode prevenir o aparecimento de pedras na vesícula. Também é expectorante e eficiente no tratamento de asma, bronquite, gases e cólicas intestinais.

Chá de Sálvia (Salvia officinalis)

Já a sálvia, mais comumente usada como tempero, tem efeito calmante e combate as inflamações. O chá serve para aliviar as cólicas e dores de cabeça, além de reduzir a ansiedade. O nome da erva, inclusive, faz referência a essas propriedades: “aquela que salva”. Reduz a ansiedade e melhora a memória. Eficaz contra a depressão, insônia e diabetes. Cura gengivites e excesso de transpiração, e seus Óleos Essenciais ajudam na digestão. É contraindicado para grávidas e cardíacos. Em doses altas pode causar alucinação.







Nenhum comentário: